sábado, 17 de dezembro de 2011

12ª Semana - Ano III / 2º Trimestre - 19/12 a 25/12

Mudaria o Natal, ou mudei eu?

O maior romancista brasileiro, Machado de Assis, era também poeta bissexto (pessoa cuja alma poética ressurge raramente; quem faz poesia de vez em quando). E escreveu um lindo soneto, que encerra com a seguinte pergunta: "Mudaria o Natal, ou mudei eu?".

Hoje responderíamos que na verdade nós é que mudamos todo o sentido do Natal. Mudamos toda aquela humildade e simplicidade maravilhosa de um menino nascendo no lugar mais desprezível da desprezível cidadezinha de Belém da Judéia. E um menino que era o próprio Deus encarnado. Mudamos toda aquela sensação no ar, da graça de Deus atuando, derramando amor sobre toda a humanidade. Mudamos toda aquela maneira santa e espontânea de festejar dos anjos e pastores.

"Não gosto do Natal", foi o que ouvi de um colega de trabalho em meados de um mês de dezembro. "Por que?", perguntei. "Porque é uma ocasião em que se vê muito fingimento", respondeu. E completou: "Pessoas que não se falam o ano inteiro, no Natal se abraçam e até se beijam, e depois só se falam novamente em uma outra data especial". Uma colega que estava na mesma sala disse: "O Natal sempre traz a mim, e ao meu filho, uma lembrança muito triste, pois foi quando me separei do meu marido, há seis anos atrás".

Esta atitude com respeito ao Natal não me surpreendeu. Boa parte das pessoas que, por exemplo, bebem muito no Natal, o fazem para esquecer fatos tristes do passado que lhes vêm à mente nessa data, ou bebem para relaxar e superar seus constrangimentos ao ter que relacionar-se com pessoas que não apreciam ou que não conhecem.

Creio que a explicação disso é que as pessoas criam uma expectativa errada a respeito do Natal. Pensam numa época mágica, em que tudo tem que ser alegria, harmonia, paz. Seria muito bom se os problemas escolhessem ocasião para acontecer, e que não fosse no Natal, mas sabemos que não é bem assim. Por outro lado, é uma atitude egoísta pensar que o Natal tem que representar apenas bem-estar pessoal.

Que tal "re-mudarmos" o Natal? Que tal considerarmos a sua verdadeira natureza e o seu verdadeiro objetivo? O Natal se originou no coração do Deus que ama, que perdoa, que não leva em conta o nosso pecado, mas deu o melhor que tinha, seu próprio Filho, em sacrifício por nós. É o Natal do Deus-homem que esvaziou-se de toda a sua glória pessoal para tornar-se um de nós, sofrer como nós, morrer por nós. A salvação é o dom maravilhoso do Natal, mas representou desprendimento, humilhação, dor e sofrimento. O Natal tem a finalidade de comemorar o amor que dá, não o amor que recebe; o altruísmo, não o egoísmo.

Que tal separarmos esse dia para a sincera adoração àquele a quem verdadeiramente pertence o Natal? Que tal dedicarmos esse dia a orações e ações de graças por tão grande bênção que Deus nos deu? Que tal empregarmos esse dia em humilde meditação sobre a nossa condição de pecadores perdidos e sobre o amor que Deus nos demonstrou, dando-nos o seu próprio Filho? Que tal recebermos esse maravilhoso e maior de todos os presentes que nos oferece na pessoa bendita de seu Filho?

E, então, mesmo que não sejamos poetas, ainda que bissextos, esse será para nós para nós um momento de intensa poesia, pois teremos a sensação de estarmos aninhados nos poderosos braços do Pai de amor, e seremos serenamente felizes.

Mudemos nossa expectativa e o Natal mudará!

Pr. Sylvio Macri
ADIBERJ

Seg. 19/12

I Pedro 01 a 03

Ter. 20/12

I Pedro 04 e 05

Qua. 21/12

II Pedro 01 a 03

Qui. 22/12

Apocalipse 01 a 03

Sex. 23/12

Apocalipse 04 a 06

Sab. 24/12

Apocalipse 07 a 09

Dom. 25/12

Apocalipse 10 a 12

www.leiabiblia-nt.blogspot.com

Nenhum comentário:

George Whitefield orava sobre cada linha que lia da Bíblia. George Müller leu a Bíblia 200 vezes e mais da metade fez isso de joelhos, chorando sobre ela. Precisamos nos apaixonar novamente pelas Sagradas Escrituras!