domingo, 7 de março de 2010

06ª Semana - Ano I / 3º Trimestre - 08/03 a 14/03

Bem aventurados os misericordiosos

No capítulo cinco do Evangelho segundo Mateus encontramos uma série de instruções para a vida - as "Bem-Aventuranças" e quando as seguimos nos tornamos pessoas mais felizes. O versículo sete nos diz: "Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;". Este versículo tem algo muito importante a nos dizer, pois nos apresenta um princípio que se desdobra através de todo o Novo Testamento e que deve ser praticado em nossas vidas: a misericórdia.

O Dicionário Eletrônico Aurélio define 'misericórdia' da seguinte forma: "compaixão suscitada pela miséria, pela dor alheia". Mas existe mais do que isso nessa bem aventurança. O ensino de que o misericordioso recebe misericórdia é muito consistente no Novo Testamento. A palavra grega aqui usada para misericordioso é 'elemo' e você precisa pensar que essa palavra usada repetidas vezes no NT possui um conceito que leva-nos de novo ao hebraico e ao aramaico. A palavra hebraica para misericórdia é 'chezed' e é impossível traduzi-la, o que não quer dizer que o conceito de simpatia por uma pessoa, de procurar sentir o que a pessoa está sentindo seja algo negativo. Na verdade, simpatia não quer dizer simplesmente que você sente muito pelo problema de alguém, mas misericórdia vai além de tudo isso; misericórdia é a habilidade de você entrar no sentimento de outra pessoa, o que nós chamamos em nossa língua de empatia. É você "estar na pele da outra pessoa", ver as coisas como ela vê, sentir as coisas como ela sente.

Misericórdia, então, é mais que um sentimento, mais do que uma emoção, a misericórdia exige que deliberemos todas as forças de nossa mente e vontade para que possamos entender o que nosso próximo (amigo, irmão, irmã, pai, mãe, filho) está sentindo. A razão por que casamentos estão sendo destruídos é porque não existe mais misericórdia, as pessoas não querem ver as coisas a partir dos olhos do outro, não querem "dar o braço a torcer" de forma alguma.

Precisamos viver uma vida de misericórdia e isso é precisamente o que muitas pessoas não querem sequer tentar. Muitas pessoas estão tão preocupadas consigo mesmas, tão centradas em si mesmas que não se importam com os sentimentos de quem quer que seja. E quando uma pessoa age assim ela não consegue sair de si mesma, não consegue exercer a misericórdia, ela só vê aquilo que está no limiar do seu próprio nariz. Se nós não decidirmos mudar nossa atitude, não conseguiremos viver uma vida de misericórdia. Pense nisto, porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo. (Tg 2:13 )

Seg. 08/03

Atos dos Apóstolos 07 a 09

Ter. 09/03

Atos dos Apóstolos 10 a 12

Qua. 10/03

Atos dos Apóstolos 13 a 15

Qui. 11/03

Atos dos Apóstolos 16 a 18

Sex. 12/03

Atos dos Apóstolos 19 a 21

Sab. 13/03

Atos dos Apóstolos 22 a 24

Dom. 14/03

Atos dos Apóstolos 25 a 28

www.leiabiblia-nt.blogspot.com

Nenhum comentário:

George Whitefield orava sobre cada linha que lia da Bíblia. George Müller leu a Bíblia 200 vezes e mais da metade fez isso de joelhos, chorando sobre ela. Precisamos nos apaixonar novamente pelas Sagradas Escrituras!